16 perguntas favoritas de passageiros respondidas por um piloto

Não tem jeito, pode passar o tempo que for que nós ainda nos perguntaremos como é que foi possível criarem uma máquina de metal de 1.000 toneladas que voa pelos ares. Estas perguntas sem respostas causam medo e muitas coisas que cercam este universo acabam não sendo compreendidas pela maioria das pessoas.

Felizmente, existem profissionais que, sabendo dessas dúvidas, resolveram responder as 16 perguntas favoritas de passageiros, para que assim essa insegurança possa passar um pouco e a viagem ser mais prazerosa, sem medo ou qualquer tipo de receio. Vamos lá:

01. Se a porta é trancada por dentro, como alguém pode acessar o ‘cockpit’ de um avião?
Existe um código, esse código é mudado a cada voo e o piloto escolhe um comissário de bordo em segredo. Caso haja algum problema, apenas este comissário pode ter acesso à porta.

02. Os pilotos podem ter estilos diferentes, como piercings e barbas?
Não! Porém, o motivo não é o que você pensa, barbas espessas, piercings ou qualquer outro tipo de acessório pode não permitir que os pilotos coloquem máscara de oxigênio. Em caso de emergência, os pilotos precisam colocar as máscaras rapidamente sem nada que atrapalhe.

03. O que acontece se os motores pararem de funcionar?
Os aviões podem passar as turbinas para o “ponto morto”, claro que são reativadas assim que a altitude ou velocidade começa a ser comprometida. Casos em que as turbinas parecem de funcionar completamente são muito raros, porém, ainda assim existe uma maneira de forçar os motores a voltar a funcionar.

Um boeing 747, no ano de 1982, passou por cima de um vulcão, fazendo com que suas cinzas parassem completamente as turbinas. Mesmo assim, os pilotos conseguiram pousar em um aeroporto próximo.

04. Por quanto tempo as máscaras de oxigênio funcionam?
Não é surpresa para você saber que o nível de oxigênio e a pressão dentro de um avão são suportados artificialmente, pois, se houvesse uma despressurização, os passageiros começariam a sofrer com hipoxia e perderiam a consciência.

Para isso existem as máscaras de oxigênio, elas funcionam, em média, de 10 à 15 minutos, tempo suficiente para que o piloto desça à uma altitude respirável. No caso dos pilotos, suas máscaras duram até por 90 minutos, se eventualmente os passageiros desmaiarem, mesmo assim os pilotos estarão com oxigênio e conscientes para salvar a aeronave.

05. Os pilotos dormem durante o voo?
Em média, 56% dos pilotos dormem durante um voo, porém, se organizam antes para que sempre um deles esteja no controle. Quando os voos são mais longos, existe a possibilidade de existir um terceiro piloto ou até mesmo duas equipes.

06. Por que os aviões ficam fazendo círculos antes de aterrizar?
O motivo pode variar: o avião pode taxiar até que a pista seja liberada, as vezes pode ter algum animal e até mesmo um outro avião na pista. Embora essa situação possa assustar as pessoas, é um procedimento completamente normal.

07. Se um bebê nascer a bordo, qual cidadania irá receber?
Algumas opções podem acontecer mediante esta pergunta: a primeira delas é que a criança seja registrada de acordo com o país que a companhia pertence. A segunda é ser registrada no país onde nasceu durante o voo e, por último, o registro ser no país em que o avião for aterrizar.

A primeira opção geralmente é a escolhida, porém, essa escolha é feita pela companhia aérea levando em conta a lei. Algumas companhias, por exemplo, presenteiam a criança que nasceu a bordo com um bônus vitalício de passagens gratuitas.

08. Um avião pode pousar no modo automático?
Nos aviões mais modernos, existe um sistema que orienta o avião até a descida de até 1000 pés, onde durante o pouso, um sistema deve ser ativado pelo piloto para que a aterrizagem seja automática. Mesmo os cálculos sendo realizados por um computador, o piloto precisa fazer ajustes manuais para que tudo ocorra bem.

09. Um pouso forçado na água ou no solo? O que é mais seguro?
Embora possa parecer que não, na maioria dos casos é mais fácil pousar o avião diretamente no chão, ao invés da água. Na água, a aeronave afundará mais rápido, sem contar o impacto que é muito mais destrutível. As estatísticas também apontam que existe maior probabilidade de sobrevivência no pouso realizado em solo.

10. O que os pilotos comem durante o voo?
Cada um dos pilotos a bordo recebem um prato diferente, para evitar que sejam intoxicados por algum alimento. Além disso, os pilotos podem comer em horários diferentes, procedimentos estes que são tomados para garantir a segurança de ambos no ar.

11. Os pilotos podem voar junto aos passageiros?
Há situações em que os pilotos precisam voar de um aeroporto para outro como um passageiro, porém, se estiverem uniformizados, jamais pode usufruir dos mesmos benefícios de um passageiro, por exemplo, comer, ouvir música, etc, pois isso assustará os passageiros. Normalmente, nestes casos eles sentam-se no cockpit ou em assentos isolados da primeira classe.

12. O que é pior: bater em um pássaro, enfrentar uma tempestade de chuva com granizo ou ser atingido por um raio?
Em muitos casos os raios atingem os aviões enquanto estão em pleno voo, porém, os passageiros nem sentem, são raros os momentos em que os raios ocasionam apagões, mas os pilotos são treinados para restaurar o sistema de elétrica da aeronave rapidamente.

Pássaros apresentam um risco maior do que se pode imaginar, se uma ave chega na turbina de do avião, pode ocasionar até mesmo um incêndio, além das turbinas, as aves também apresentam risco para os para-brisas, que podem se quebrar com o impacto. Porém, para nossa felicidade, existe um gerador de ruído dentro dos aviões para espantar os pássaros.

Voar em tempestade de granizo pode ser bastante perigoso, mas a equipe de solo consegue identificá-las e fazer com que os pilotos evitem de passar por elas.


13. Por que existem aspirais nas turbinas?
Uma turbina pode funcionar sem gerar nenhum tipo de ruído, e, por esse motivo, vários acidentes fatais já aconteceram. Para evitar essas tragédias que os aspirais foram desenhados, as pessoas visualmente conseguem perceber que as hélices ainda estão em movimento ou não.

14. Uma pessoa comum consegue pousar um avião?
Se o avião for dos mais modernos, essa possibilidade existe sim, graças à recursos automáticos, mas, independentemente, precisará da ajuda de solo com instruções. Se o avião for mais antigo, as coisas ficam bastante complicadas.

15. Por que eles não dão para-quedas aos passageiros?
Não seria mais seguro se todos os passageiros estivessem com para-quedas? A resposta é NÃO! No momento de um problema ou acidente, as pessoas se desesperam e, muitas delas, mesmo com instruções não conseguiriam pular em segurança, abrir o para-quedas em tempo hábil, sem contar a parte do pouso.

Sem contar que, já viram o preço de um para-quedas? São muito caros e, pelos motivos já citados, não eficazes para salvar as pessoas de um acidente ou problema aéreo.

16. Os pilotos tem medo de voar?
Antes de responder essa pergunta, você sabia que o maior acidente aéreo não aconteceu no ar, mas sim no chão? Foi no ano de 1977 e dois aviões se colidiram na pista, resultando em 583 vítimas fatais.

Ainda usando as estatísticas, a maioria dos incidentes acontecem nos 3 primeiros minutos depois da decolagem e nos 8 minutos antes do pouso. Para te tranquilizar mais, 95,7% de passageiros que estiveram em acidentes aéreos, sobreviveram.

Para finalizar, só uma dica, quando for escolher o assento, procure na parte de trás da aeronave, pois possuem cerca de 5 poltronas de saída de emergência, é considerado o lugar mais seguro nos aviões para se viajar.